Os campos de experiências é um elemento que faz parte da organização curricular da etapa da Educação Básica na BNCC. Entenda o que são campos de experiências é e o que ela traz como orientação para os currículos da Educação Infantil.
Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
O primeiro passo que você precisa dar nos seus estudos sobre a BNCC é saber o que, afinal, ela é.
A Base Nacional Comum Curricular é definida como:
“[…] documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusiva mente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN)” (BRASIL, 2018, p. 7).
Como documento que orienta a construção dos currículos da Educação Básica, ela traz orientações para todas suas etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cada etapa tem uma organização própria: concepção de estudante e elementos de organização diferentes.
No caso da BNCC da Educação Infantil, há três elementos de organização: 1- Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, 2- Campos de Experiências e 3- Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Leia e saiba também: “O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?“
O que são os Campos de Experiências?
Os Campos de Experiências são um elemento de organização da BNCC da Educação Infantil e são definidos como:
Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural (BRASIL, 2018, p. 40).
Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são um dos marcos legais da Base Nacional Comum Curricular, o que quer dizer que influenciaram em sua construção, na definição e na denominação dos campos de experiências a BNCC se baseou no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências.
Como na Educação Infantil não tem disciplina, os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural estão presentes nos Campos de Experiências.
Leia e saiba também: “BNCC Educação Infantil: principais pontos para concursos“
Quais são os Campos de experiências na BNCC?
É importante você saber qual é o teor de cada campo, porque assim fica muito mais fácil de entender sobre o que cada um deles se refere.
Assim como no Ensino Fundamental você sabe que o principal na disciplina Matemática é o trabalho com relações numéricas, o mesmo raciocínio se aplica nos Campos de Experiências quando você se sabe os elementos principais de cada um deles.
São 5 os Campos de Experiências e este elemento de organização aparece somente na BNCC da Educação Infantil, não se repetindo em mais nenhuma etapa da Educação Básica, como dito anteriormente no início deste artigo, porque cada etapa tem uma organização diferente. Lembre-se disso!
Para facilitar pra você, eu fiz um breve resumo de forma pontual das principais características de cada Campo de Experiência!
1) O eu, o outro e o nós
Visa a interação da criança com seus pares e adultos, valorização de sua própria identidade e desenvolvimento de autonomia e pertencimento a um grupo cultural e o respeito às diferentes tradições culturais. É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista.
2) Corpo, gestos e movimentos
Aborda a importância do corpo no desenvolvimento da criança: é pelos sentidos, gestos e movimentos que a criança explora o mundo, o espaço e os objetos ao redor. O corpo da criança ganha centralidade, porque é por meio dele que a criança se desenvolve, mesmo que por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos. Há a importância das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, onde elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem.
Leia e saiba também: “BNCC do Ensino Fundamental: pontos para concursos“
3) Traços, sons, cores e formas
Visa mostrar as diferentes linguagens artísticas e culturais e seus diversos movimentos, a fim de ampliar o repertório cultural das crianças por meio das diversas experiências artísticas. Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.
4) Escuta, fala, pensamento e imaginação
O foco deste campo é a comunicação: Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas, expressar ideias e sentimentos. Também promover momentos de escuta, tanto por parte da criança quanto do adulto para a criança. Neste campo, a criança vai escutar e compreender histórias, narrativas, reproduzi-las, ter contato com diferentes gêneros e portadores textuais. Na Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer. Deve-se promover experiências com a literatura infantil, contribuindo para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Isso não quer dizer que será trabalhada a alfabetização, mas sim a familiarização com essa cultura que as crianças já estão inseridas, que é a cultura letrada.
5) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais, portanto este campo visa ampliar os conhecimentos das crianças sobre o mundo físico e sociocultural, a fim de potencializar os seus conhecimentos e visão sobre o mundo ao seu redor. Aborda conhecimentos matemáticos como: contagem, ordenação, quantidades, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais, os quais as crianças já se deparam no seu dia a dia. Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.
Leia e saiba também: “BNCC Educação Infantil: principais pontos para concursos“
Questões de concursos abordando Campos de Experiências de 2021
Agora bora praticar?! Resolva as questões de concursos mais fresquinhas deste final de ano de 2021 sobre BNCC da Educação Infantil – Campos de Experiências.
QUESTÃO 01: (APRENDER.COM, PROVA EM 29/11/2021) São objetivos de aprendizagem para Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses), no campo de experiências “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”:
a) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
b) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
c) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
d) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
QUESTÃO 02: (APRENDER.COM, PROVA EM 29/11/2021) As crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista por meio:
a) da interação com os pares e com adultos.
b) de diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro e as brincadeiras.
c) de diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais.
d) dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos.
QUESTÃO 03: (PS Concursos, 2021, Prefeitura de Ermo – SC, Professor de Educação Infantil) Em relação ao campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” proposto pela BNCC podemos dizer que são sínteses desse campo, EXCETO: A) Estabelecer relações, expressar-se, brincar e produzir conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa
corporeidade.
B) Coordenar suas habilidades manuais.
C) Desconhecer, mas respeitar as ações que contribuem para a saúde.
D) Utilizar o corpo com controle, como instrumento de interação.
E) Explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo.
QUESTÃO 04: (FUNDAÇÃO FAFIPA, 2021, MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA – PR) Na Base Nacional Comum Curricular, no que se refere à Educação Infantil, é descrito que sua organização curricular encontra-se estruturada ao campo de experiência: o eu, o outro e o nós, que por sua vez, assinala que, por meio da interação com os pares e com adultos, as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Assim, assinale a alternativa que corresponda aos encaminhamentos que devem ser desenvolvidos na Educação Infantil, levando em consideração o campo de experiência: o eu, o outro e o nós:
A) Desenvolver ações que visem a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.
B) Criação de oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes \ atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos.
C) Promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo.
D) Solicitar experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.
QUESTÃO 05: (FUNDAÇÃO FAFIPA, 2021, MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA – PR) De acordo com o exposto na Base Nacional Comum Curricular, o campo de experiências: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, enfatiza que as crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Isso posto, assinale a alternativa que apresente algum objetivo de aprendizagem e desenvolvimento que seja direcionado ao campo de experiência: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, em crianças pequenas de 4 a 5 anos e 11 meses:
A) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
B) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
C) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
D) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
QUESTÃO 06: (FUNDAÇÃO FAFIPA, 2021, MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA – PR) A Base Nacional Comum Curricular apresenta que os processos vivenciados pelas crianças ao longo de sua trajetória a educação infantil podem contribuir para a compreensão da história de vida escolar de cada aluno do Ensino Fundamental. Desse modo, o documento (BNCC) apresenta, de acordo com cada campo de experiência (o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações), uma síntese das aprendizagens. Nesse cenário, assinale a alternativa que corresponda à aprendizagem que deve ocorrer no campo: escuta, fala, pensamento e imaginação:
A) Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.
B) Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva.
C) Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros.
D) Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis.
QUESTÃO 07: (Prefeitura de Xanxerê – SC, 2021, Professor de Educação Infantil) A BNCC relata, que na Etapa da Educação Infantil, é na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem:
A) situações e as experiências concretas da vida cotidiana e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
B) percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.
C) experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e no encontro com as pessoas.
D) Nenhuma das alternativas.
⬇ GABARITO ⬇
1- B | 2- A | 3- C | 4- B | 5- C | 6- A | 7- B
Assista minha playlist completa sobre BNCC no YouTube!
Não se esqueça de se inscrever no canal! 💛
Comenta aqui embaixo se este conteúdo te ajudou!
Adorei essa leitura, obrigada por esse material,
professora maravilhosa – parabéns pelo trabalho – curto muito suas aulas – bem espontâneas e divertidas e muito objetivas – parabéns sempre.
Adorei seu material e gostaria de saber como adquirira-lo. Abraços!!
Seja bem-vinda! Você consegue adquirir por este link: https://pedagogiadescomplicada.com/bncc-descomplicada
Seu material é excelente! Só gostaria de mencionar que me parece que a questão 6 está com o Gabarito errado e não há o Gabarito da questão 7.
Suas explicações são muito esclarecedoras, obrigada!
Obrigada pelo comentário! Na verdade o gabarito da 7 estava na 6. Corrigi e inseri o gabarito da 6. 💛
OLÁ , EXCELENTE CONTEÚDO PARA MINHAS ALUNAS ESTUDAREM! E PARA ATUALIZAR QUALQUER PROFISSIONAL. OBRIGADA!