Compartilhe esta postagem!

Quando o professor ou estudante pensa em começar a estudar para concursos públicos para cargos do Magistério, a sua primeira dúvida é: por onde eu começo? Por esse motivo e diante de várias mensagens que recebi no meu instagram (@profsarafilpo), resolvi montar um passo a passo com dicas de como estudar para concurso de professor do zero.

Tenho CERTEZA que esse vídeo vai te AJUDAR muito e evitar que você fique batendo a cabeça sem sair do mesmo lugar. Cada passo do vídeo foi pensado e planejado com carinho de uma pessoa que passou pela mesma dificuldade. E como faz diferença começar a estudar sabendo para onde quer ir, não é mesmo?

Aula com o passo a passo que eu segui para ser aprovada em 2 cargos efetivos

Quando o professor ou estudante pensa em começar a estudar para concursos públicos para cargos do Magistério, a sua primeira dúvida é: por onde eu começo? Por esse motivo e diante de várias mensagens que recebi no meu instagram, montei um passo a passo com dicas para que você comece a estudar do JEITO CERTO.

Tenho CERTEZA que vai te AJUDAR muito e evitar que você fique batendo a cabeça sem sair do mesmo lugar. Saiba agora como estudar para concurso de professor do zero.

Caso prefira assistir um vídeo com essas dicas, fica a sugestão do vídeo que fiz também logo abaixo:

1. Escolha seu cargo

É importante que você tenha em mente qual cargo você vai prestar concurso, seja para professor, para pedagogo, para coordenador. Essa escolha vai ser importante para que você concentre o seu tempo de estudo em um único alvo, potencializando os seus estudos. Porque dessa forma você vai planejar os seus estudos, as disciplinas e os conteúdos, direcionando para um único cargo.

Isso significa que você não pode escolher outro cargo para estudar também? Não. Porque os conteúdos cobrados para os cargos são parecidos, por exemplo: professor e pedagogo, pedagogo e coordenador. Para todos esses cargos, são cobrados conteúdos pedagógicos, a diferença vai estar presente nos conhecimentos específicos.

Mas é importante que você defina para qual cargo você vai estudar, um ou dois no máximo. Essa escolha vai te dar foco, objetivo e vai otimizar o seu tempo de estudo. Este é o primeiro passo para saber como estudar para concurso de professor do zero.

Leia e saiba também:Ciclo de Estudos para concursos de professor

2. Pesquise quais serão os próximos concursos

Feito o passo anterior, agora você vai pesquisar quais concursos estão próximos de acontecer.

Hoje existem vários sites que trazem notícias do mundo dos concursos e você pode ficar por dentro de qual concurso está em andamento, qual vai lançar edital, qual já escolheu a banca e tudo mais. Isso é fácil de saber.

Caso você tenha um órgão específico, por exemplo: “eu quero ser professor efetivo do meu estado” ou “eu quero ser professor da prefeitura da minha cidade”, basta você pesquisar para quando está previsto concursos públicos para esses sistemas ou redes de ensino. Este é o segundo passo de como estudar para concurso de professor do zero

 3. Analise os 2 editais anteriores e os conteúdos cobrados

Se o concurso que você escolheu já tiver uma banca que venceu a licitação, ou seja, já tem banca examinadora escolhida, você vai procurar os editais anteriores dessa banca especificamente e vai analisar os conteúdos que foram cobrados para o(s) cargo(s) que você escolheu.

Se o concurso ainda não tiver banca examinadora, se estiver em uma fase embrionário digamos assim e nem foi anunciado ainda, você vai pegar os editais dos certames anteriores daquele órgão, ou seja, vai procurar os editais dos concursos anteriores da Prefeitura de Salvador, por exemplo.

Resumindo: se tiver banca examinadora escolhida, você vai pegar os editais da banca. Se não tiver banca ainda, você vai pegar os editais do órgão.

E como eu posso encontrar editais de provas de concursos? Na internet também há vários sites, pagos e gratuitos, que oferecem esse tipo de serviço, disponibilizando este tipo de material para download.

Com esse material em mãos, você vai grifar os conteúdos que foram cobrados nos últimos 2 ou 3 concursos anteriores e assim terá uma ideia, uma noção, não é 100% de certeza, dos conteúdos que a banca gosta mais de cobrar e, assim, quais conteúdos poderão cair na sua prova.

Leia e saiba também:LDB 2022 | Alterações recentes na Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96

Depois veja o peso, ou seja, quantos pontos valem os conhecimentos cobrados. Isso porque há conteúdos que tem peso 1 e outros que tem peso 2. Geralmente, os conhecimentos gerais tem peso 1 e os conhecimentos específicos tem peso 2. Aí você precisa ver no seu edital, se ele já estiver divulgado, caso não, se baseie nos editais anteriores.

Os conteúdos que tem peso maior devem ter uma atenção maior. Este é o terceiro passo de como estudar para concurso de professor do zero.


4. Faça seu planejamento de estudos

Esse passo é muito importante, porque agora você vai fazer o seu planejamento, o seu roteiro. Sem isso, você vai ficar perdido e não vai render nos seus estudos.

Pense: você já escolheu o cargo, já escolheu o concurso que vai fazer, já sabe os conteúdos, sentou na cadeira pra estudar mas não planejou o que você vai estudar naquele dia, olha quanto tempo você vai perder pra decidir o que vai estudar… E não é isso que queremos, queremos que quando você sente para estudar, você REALMENTE estude, vá direito ao seu objetivo.

Você vai fazer agora o planejamento dos seus estudos tomando como base os conteúdos que você já viu que a banca gosta de cobrar (se não tiver edital lançado) ou os conteúdos que já estão no edital (com edital lançado). Você vai organizar agora quando e como você vai estudar esses conteúdos.

Hoje existem duas metodologias de planejamento de estudos ou de método de estudos: Quadro horário e Ciclo de Estudos.

Leia e saiba também:Base Nacional Comum Curricular (BNCC): histórico e qual é a sua importância

O mais tradicional é o quadro horário ou grade horária, como alguns chamam. Esse método se consiste em você montar tipo uma agenda, como na imagem, e preencher os horários do dia que você vai estudar os conteúdos.

Mas deixa eu te perguntar, em um exemplo hipotético, se você colocar para estudar Tendências Pedagógicas às 14 horas na terça-feira e você não conseguir estudar por algum imprevisto, como ir ao médico, quando você vai repor esse conteúdo? Vai bagunçar o seu planejamento, não é? Vai dar aquela sensação de fracasso, não é?

Então, o quadro horário por muito tempo foi muito tempo, eu inclusive já utilizei muito. Mas ele traz limitações, porque ele realmente te prende dentro de um cronograma fixo. Mesmo que você troque o dia para estudar aquele conteúdo, você vai ter pensar em qual dia, provavelmente vai trocar os outros dias planejados e por aí vai.

Já o Ciclo de Estudos te dá uma flexibilidade e uma liberdade maior para você estudar sem peso na consciência e dá até mais resultados. Como o nome já diz, é um ciclo de estudos. Vamos ver na prática um exemplo?

Você vai montar uma sequência de conteúdos cobrados no seu concurso. Depois você pode separar os dias que você vai estudar aqueles conteúdos para dar organização se quiser. Mas você não precisa estabelecer horários para CADA matéria, não é assim que funciona.

Assim, se você não conseguiu estudar às 8 horas da manhã, você pode transferir o estudo para às 10 ou às 14 horas daquele mesmo dia, por exemplo.

Leia e saiba também:Ciclo de Estudos para concursos de professor

É como se você “empurrasse” a sequência do ciclo para frente em caso de imprevistos, dando continuidade a sequência do ciclo.

Se hoje você não conseguir estudar Tendências Pedagógicas às 14 horas, não tem problema, amanhã você pode começar o seu dia estudando raciocínio lógico, porque o ciclo de estudos é um ciclo que te dá flexibilidade e você continua estudando de onde parou. Este é o quarto passo de como estudar para concurso de professor do zero.

 

5. Escolha uma metodologia de estudos

Imagine o seu percurso até a aprovação no seu concurso como uma pista de corrida. Você tem um Fusca e uma Ferrari para chegar até a linha de chegada. Qual você escolheria? A Ferrari, não é? Mas sabia que você estudando sem técnica, sem estratégia, sem um método, é o mesmo que ir de fusca?

Ter uma metodologia de estudos vai te dar tranquilidade ao estudar, porque você vai saber o que está fazendo. Mesmo que você nunca tenha estudado, mesmo que para você estudar seja difícil. Este é o quinto passo de como estudar para concurso de professor do zero.

Como vocês viram, há duas formas de se planejar: por quadro horário e por ciclo de estudos. E eu indico o Ciclo de Estudos porque eu sei que funciona e eu considero atualmente a melhor forma.

Eu conheço uma metodologia que eu gosto muito e indico para todos que estão estudando para concursos. É o Ciclo Eara.

O Ciclo Eara é uma metodologia de fácil compreensão e de aplicação. EARA vem de E de estudar, A de aplicar (resolução de questões), R de revisar e A de adaptar. Ele condensa em um único ciclo de estudos todo os passos “EARA”.

Em um único ciclo de estudos você vai estudar as Tendências Pedagógicas, vai fazer questões, vai revisar e vai adaptar.

Quanto tempo cada ciclo de estudo terá? O indicado pelo Ciclo Eara é a duração de 25 a 50 minutos. Por que? Porque é aproximadamente o tempo que você consegue permanecer focado, com 100% de atenção e retenção nos seus estudos.

Terminou os 50 minutos, você pode dar uma pausa de uns 10 minutos e iniciar um outro ciclo de estudos de um outro conteúdo. E por aí vai, segue o ciclo.

Se você quiser conhecer mais sobre essa metodologia de estudos, clique aqui.

Leia e saiba também:Ciclo de Estudos para concursos de professor

6. Tenha bons materiais de estudos

Ter bons materiais para estudar vai evitar que você perca tempo garimpando conteúdo pela internet, procurando aqui e ali. Sem falar que com um bom material de estudos grande parte do seu processo de estudos vai estar garantido, o restante só depende do seu esforço, foco e dedicação em estudar. Este é o sexto passo de como estudar para concurso de professor do zero.

Não sei se você me conhece, mas eu sou produtora de conteúdo digital para concursos de professores.

Aqui no meu blog você vai encontrar artigos e materiais sobre conteúdos pedagógicos para concursos. Eu não trabalho com resumos, o meu objetivo é trazer para você materiais completos. Te convido a conhecer.

Também tenho um canal no Youtube com aulas gratuitas de conhecimentos pedagógicos, caso queira dar uma olhada, clique aqui!

Fora isso, há apostilas aí pela internet também, livros físicos, cursos com vídeo aulas e muito mais. Basta você dar uma pesquisada a fundo pela internet para encontrar o material mais ideal para você.

7. Organize o seu ambiente de estudos

Deixe sobre a mesa somente o que você vai usar para estudar, os cadernos, livros, notebook. O que você utilizar.

Assim, você vai ter um ambiente livre de poluição visual e com tudo o que você precisar ao seu alcance,  o que vai diminuir as chances de você perder tempo procurando seus materiais que estiverem em outro lugar, por exemplo. Este é sétimo passo de como estudar para concurso de professor do zero.

Vale dizer também para deixar o celular longe de você também, viu? Desliga ele e deixa longe.

Retire também tudo aquilo que possa te distrair ou te levar a procrastinar.

8. Resolva as questões das provas anteriores da banca examinadora

Além de que resolver questões é um ponto crucial para a sua aprovação, é resolvendo questões das provas anteriores da banca que você vai sentir como é a banca. Este é o oitavo passo de como estudar para concurso de professor do zero.

Assim como cada pessoa é diferente e tem um “gosto” diferente, cada banca examinadora também tem um estilo diferente de montar questões e de examinar também. É só você pensar que a banca é formada por pessoas. Então, cada banca tem um estilo diferente. Assim, com o tempo você vai percebendo qual conteúdo ela mais gosta de cobrar, qual tipo de conhecimento você vai precisar estudar mais, quais são as pegadinhas, como ela gosta de construir a questão e por aí vai.

Então, já anotou, né? Isso é muito importante e é praticamente sua OBRIGAÇÃO fazer isso.

Lembrando que no meu canal do telegram há o quiz pedagógico diário com questões adaptadas de concursos anteriores das mais diversas bancas examinadoras. E também disponibilizo provas de concursos de bancas diferentes todos os dias por lá. Para conhecer o Canal do Telegram, clique aqui.

Leia e saiba também:Competências e Habilidades propostas pela BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental | BNCC 2022

9. Construa seu material de revisão a partir dos estudos

Eu sei que você sabe que revisar é importante, porém, eu sei também que muita gente não faz isso porque dá preguiça, porque acha que é perca tempo, porque acha que é um atraso, enfim. Há várias justificativas aí para não revisar.

Mas revisar é muito importante porque assim você mantém fresco na sua mente o conteúdo estudado. Nossa mente é fogo! Se esquecemos coisas dos mais diversos assuntos, imagina nos estudos! Vamos revisar sempre. E o Ciclo Eara te ajuda nisso também, ele te ensina como revisar, como fazer seu material de revisão e etc.

Enquanto você estiver estudando, você faz suas anotações, certo? Se você não faz, você tá fazendo errado.

Quando você “interage” com o material, digamos assim, você está estudando de forma ativa. Você está criando conexões, vínculos, relações, contextualizando o conhecimento sistematizado, científico, com a sua realidade prática e isso traz significado e relevância para o conhecimento. Você consegue trazer sentido àquele conhecimento, o que torna mais fácil você realmente aprender e entender. Não é gravar, ok? É entender o conteúdo de fato.

Então você anota e essa sua anotação vai virar um resumo feito por você, esse resumo será seu material de revisão. Porque quando você for revisar, você não vai voltar lá no PDF ou lá na vídeo-aula, você vai revisar pelo seu resumo, ou seja, o seu material de revisão. Este é o nono passo de como estudar para concurso de professor do zero.

Tenha em mente que esse material de revisão não é estático, ele sempre vai ser atualizado na medida que você for revisando e resolvendo questões. Porque pode ser que quando você for resolver questões, perceba que faltou algum ponto do conteúdo que você não tinha estudado e assim você vai inserir esse ponto no seu resumo.

Há várias formas de construção de material de revisão: tem o resumo, fichamento, mapa mental, etc. O Ciclo Eara te indica a fazer mapa mental, porque você constrói uma relação lógica entre palavras-chaves e imagens (desenhos que você vai construir para relacionar), sendo de fácil confecção com o passar do tempo e com a prática e ser de fácil visualização no momento da revisão.

Eu sei que é dificuldade para muita gente fazer mapa mental, mas eu te digo: dá MUITO resultado POSITIVO. No livro o Fernando Mesquita explica melhor como se faz um mapa mental e etc. Mas você inicia da forma que for melhor para você.

Quando você for organizar o seu ciclo de estudos, separe de 1 a 2 ciclos por dia na primeira semana, por exemplo, para você sentir o que é estudar, se acostumar com o ritmo. Com o tempo você pode ampliar a quantidade de ciclos. Lembrando que o indicado é estudar até no máximo 6 horas líquidas por dia, isso já em um nível mais avançado.

E faça pausas entre os estudos e descanse. Pare de estudar quando estiver cansado, por isso dizemos para “descansar”. Não adianta forçar o estudo quando você está cansado porque não vai render e você vai panguar e o pior, vai esquecer o que estudou quando estava cansado porque o cérebro não estava retendo 100%.

Leia e saiba também:O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

10. Mantenha-se focado e motivado

Estudar dia após dia não é uma tarefa fácil, até para quem gosta de estudar. Visualizar o seu sonho ou o seu objetivo de vida vai te ajudar nos dias mais desanimados e cinzas, digamos assim.

Muitos concurseiros gostam de montar um “mural dos sonhos” em que colocam fotos do apartamento que querem comprar, os produtos que almejam, uma boa qualidade de vida, enfim, vai da singularidade de cada pessoa.

Mais conteúdos para concursos no meu instagram @profsarafilpo

No meu instagram, diariamente eu posto conteúdos pedagógicos no feed e converso com vocês pelos stories dando dicas para concursos.

Além disso, também temos um Canal no Telegram.

Um grande abraço, que Deus abençoe seus estudos!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro