Compartilhe esta postagem!

Como as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem cair em provas de concursos para professores?

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na educação se referem ao uso de tecnologias digitais para facilitar e aprimorar o processo de aprendizagem. Essas tecnologias incluem computadores, tablets, smartphones, softwares educacionais, aplicativos de aprendizagem, plataformas de ensino a distância e outras ferramentas tecnológicas.

O que são as NTICs?

As Tecnologias da Informação e da Comunicação são um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. No caso da educação, refere-se ao uso destes recursos visando a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

As As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação podem multiplicar as possibilidades de pesquisa e informação para os alunos, proporcionar uma aprendizagem ativa dos estudantes para que os estudantes passam a protagonizar o processo de educação.

Leia e saiba também:LDB 9394/1996 ATUALIZADA 2023 (PDF)

Os usos das Tecnologias na Educação

As TICs na educação oferecem muitas vantagens para alunos e professores e podem potencializar a educação. Exigem mudanças e adaptações das comunidades discente e docente. A escola precisa sofrer mudanças significativas quanto a forma de receber o conhecimento, porque o uso das tecnologias precisa ter intencionalidade.

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação permitem que os alunos acessem uma vasta quantidade de informações e recursos educacionais na internet, o que pode enriquecer o aprendizado. Além disso, as tecnologias permitem que os professores criem conteúdos interativos e personalizados, tornando a aprendizagem mais atraente e envolvente.

De acordo com Bacich, Neto e Trevisani (2015), a integração das tecnologias digitais na educação precisa ser feita de modo criativo e crítico. Deve-se buscar o desenvolvimento da autonomia e da reflexão dos seus envolvidos, para que não sejam apenas receptores de informações mas sejam também produtores. Bem como traz a competência Cultura Digital, na BNCC, os estudantes precisam ser criadores de novas tecnologias de informação e comunicação.

Leia e saiba também:Alteração na LDB 2023: Educação Digital. O que mudou?

Requer intencionalidade educativa

O uso das tecnologias por si só não faz diferença no ensino, o que produzirá diferença é a intenção, o objetivo e a metodologia adotada pelo professor. Não basta implementar a tecnologia em sala de aula, é preciso preparar a instituição de ensino para o uso das ferramentas digitais. E, ainda hoje, sua utilização ainda é dificultada pela falta de infraestrutura das escolas e a formação deficiente dos professores.

As TIC na educação também podem ser utilizadas para promover a colaboração entre os alunos e professores, permitindo que eles trabalhem juntos em projetos online, compartilhem informações e ideias e discutam compartilhem em fóruns de discussão. Isso pode ajudar a criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e participativo.

É importante ressaltar que as TIC na educação não devem ser vistas como uma solução mágica para todos os problemas educacionais. Elas devem ser utilizadas de forma equilibrada e consciente, considerando sempre os objetivos pedagógicos e as necessidades dos alunos e professores.

Para Moran (1994), a internet também está começando a provocar mudanças profundas na educação. As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, possibilitam que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu próprio ritmo.

Leia e saiba também:Alteração na LDB em 2022: compromisso com a formação do leitor

Aprendizagem ativa dos estudantes

A partir das Tics, estudantes exercem a função de disseminadores de conhecimento, rompendo as limitações de tempo e espaço, enriquecendo o ensino com recursos de multimídia, interação, simulações, e permitindo o estudo individualizado.

Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil.

A cultura Digital, de acordo com a BNCC (2018), envolve aprendizagens voltadas a uma participação mais consciente e democrática por meio das tecnologias digitais. Isso supõe a compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, a construção de uma atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais, aos usos possíveis das diferentes tecnologias e aos conteúdos por elas veiculados, e, também, à fluência no uso da tecnologia digital para expressão de soluções e manifestações culturais de forma contextualizada e crítica.

Nativos Digitais e Imigrantes digitais

O conceito de nativos digitais e imigrantes digitais foi elaborado pelo educador e pesquisador Marc Prensky (2001). Temos duas gerações diferentes envolvidas no processo de contato com as tecnologias digitais: os nativos digitais e os imigrantes digitais.

IMIGRANTES DIGITAIS: são aqueles que se inseriram no mundo da tecnologia, não nasceram na cultura digital.

NATIVOS DIGITAIS: são aqueles que já nasceram inseridos em uma cultura digital e cujas relações com essas tecnologias foram aprendidas intuitivamente.

A nova geração, os Cabeças digitais ou Nativos Digitais, quer inovações, mudanças e rapidez, conforme presenciam no seu cotidiano. O modo de pensar desses estudantes, diante de tanta informação, é rápido, cumulativo e digital; enquanto que o que a escola lhe apresenta é analógico e “da perspectiva da criança, essa sala de aula é um ambiente em que as informações são extremamente pobres” (PIOVESAN, 2005, p. 59).

Essa geração marcada pela vida crescentemente virtual, bem como os jogos eletrônicos no seu dia a dia e a desterritorialização representada pelo ciberespaço, vem determinando uma nova concepção de representação gráfica, a qual não se satisfaz com a linearidade dos livros conforme predominou até agora.

Questões de concursos de professores

1- Utilizar a tecnologia da informação e comunicação como recurso didático-pedagógico e nas atividades profissionais mais amplas são importantes pois:
I. Compreende o poder da comunicação no processo de ensino e elimina um ambiente para o aluno aprender a se comunicar.
II. Aplica a tecnologia da informação e comunicação em atividades curriculares, na produção de materiais didático-pedagógicos, no registro da vida escolar e como via de comunicação com as alunos, família, escola e sistema.
III. Utiliza os recursos da tecnologia da informação e comunicação em suas atividades profissionais mais amplas.
IV. Orienta o uso ético, legal e seguro das tecnologias para a análise, avaliação e documentação, do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
V. Estimula os alunos e os orienta para usar a tecnologia da informação como fonte de estudo e pesquisa e estratégia para o desenvolvimento do espírito investigativo.
Assinale a alternativa correta:
a) I, III e V apenas
b) II, III, IV e V apenas
c) II e III apenas
d) III, IV, V apenas

2- Com relação ao uso das novas tecnologias em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.
I. É pouco frequente, uma vez que não é útil na exploração dos conteúdos e na melhoria da aprendizagem.
II. Aproxima alunos e professores ao introduzir um componente lúdico às aulas.
III. Sua utilização é dificultada pela falta de infraestrutura das escolas e a formação deficiente dos professores.
Assinale:
A) se somente a afirmativa I estiver correta
B) se somente a afirmativa II estiver correta
C) se somente a afirmativa III estiver correta.
D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

3- No que concerne às tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação, assinale a alternativa correta.
a) O uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar é desnecessário.
b) As TICs são apenas ferramentas, sem a possibilidade de colaborar para que haja, de fato, uma mudança radical no processos de ensino-aprendizagem.
c) As TICs têm um potencial inovador enorme e vieram para enriquecer o espaço educacional e para substituir o professor.
d) O processo de apropriação das TICs envolve duas facetas: a tecnológica e a pedagógica.

4- A respeito do uso de tecnologias educacionais, assinale a alternativa correta.
a) É considerado desnecessário, por parte do professor, apropriar-se de uma gama de saberes advindos das tecnologias digitais da informação e da comunicação para que possam ser sistematizados em sua prática pedagógica.
b) Saber utilizar adequadamente essas tecnologias para fins educacionais é uma nova exigência da sociedade atual em relação ao desempenho dos educadores.
c) A tecnologia sozinha garante a comunicação de duas vias e a participação real do aluno.
d) O foco da tecnologia educacional está sobre os dispositivos tecnológicos, ou seja, a escola precisa contar com os equipamentos mais modernos para trabalhar a tecnologia educacional.

5- Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da Educação e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação.
A) Autonomia, criticidade e domínio das novas linguagens tecnológicas são competências necessárias e urgentes que devem ser exigidas dos educadores nessa árdua tarefa de aproximação e distanciamento crítico das novas tecnologias para a utilização consciente no ensino de todos os níveis.
B) O simples acesso à tecnologia é o aspecto mais importante, em relação a criação de novos ambientes de aprendizagem e de novas dinâmicas sociais a partir do uso dessas novas ferramentas, onde o desenvolvimento das novas tecnologias na sala de aula diminui o papel dos educadores.
C) A tecnologia é uma ferramenta pedagógica, assim como o quadro-negro e o livro didático. Talvez mais poderosa, mas ainda assim apenas uma ferramenta, que trará resultados se for usada por um professor preparado em proposta que faça sentido pedagógico.
D) As tecnologias de informação e comunicação podem prestar enorme contribuição para que os programas de educação ganhem maior eficácia e alcancem cada vez maior número de comunidades e regiões.

GABARITO: 1-B | 2-D | 3-D | 4-B | 5-B

Baixe esses materiais gratuitos sobre LDB

A “LDB Atualizada em PDF” é um PDF com toda a lei atualizada. Um Material colorido, design compacto, facilitando a impressão. Formato disponível em 1 e em 2 colunas. Perfeito para estudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro